Resumo: Artigo 35967
Análise comparativa dos projetos de Inclusão Digital em Palmas TO (2, 3, 10, 11, 14)
Maurilio Silva, Frederico Palladino, A. C. OMENA dos Santos, Universidade Federal do Tocantins, Brazil.
Apresentação: Wednesday, May 29, 2008 3:45PM - 5:45PM sala 203 - UNIRIO VII ESOCITE - Sessão 15 - Chair: Leonardo Vaccarezza
Abstract.
O presente resumo apresenta o resultado parcial da pesquisa que estuda os projetos de inclusão digital implantados na cidade de Palmas, Tocantins. O objetivo principal consiste em avaliar se estes projetos são realmente inclusivos ou se apenas oferecem acesso à Internet. INTRODUÇÃO O desenvolvimento das Novas Tecnologias da Comunicação tem exigido da sociedade mudanças na sua organização e dinamicidade. Neste contexto, surgiram conceitos como "sociedade da informação". Rosnay (1998) afirma que hoje presenciamos uma "revolução informacional" que vem formar a Era da informação, que afeta as esferas sociais. Nessa revolução a Internet tem papel fundamental. Dentro dessa importância que a Internet assume, tem-se desenvolvido políticas de Inclusão Digital, que é o processo de capacitar pessoas para que estejam preparadas para as mudanças sociais. No entanto, o que se vê é o surgimento de uma nova exclusão. Isso porque aqueles que não têm acesso aos novos meios estão conseqüentemente desfavorecidos. Para Melo (2002, p. 37) algumas propostas inclusivas existentes desconsideram que a exclusão digital é uma mera projeção da exclusão cultural e tem seu fundamento na exclusão sócio-econômica. Segundo o autor, para que propostas inclusivas tenham sucesso é necessário saldar a dívida social, educacional e cultural junto à população. Sob essa ótica, o trabalho tem a intenção de analisar programas de inclusão digital em Palmas, Tocantins, verificando sua eficiência nesse processo de universalização do acesso à tecnologia. MATERIAIS E MÉTODOS Na fase inicial da pesquisa foram lidos textos sobre o tema para ajudar na definição dos termos presentes no projeto. Houve também reuniões para discussão das fases de realização do projeto. No projeto, estão previstas visitas às escolas de Palmas que mantém programas de inclusão digital. Da mesma forma, estão previstas visitas às principais lan houses da capital. As visitas têm como objetivo detectar qual nível de acesso e conhecimento acerca da utilização das máquinas por parte dos usuários. RESULTADOS E DISCUSSÃO Depois de discussões sobre o tema para todos estarem a par dos conceitos e objetivos do projeto passou-se à fase das visitas. Atualmente, os pesquisadores estão finalizando as visitas às escolas. Durante as visitas eles verificam o número de computadores disponíveis para o uso e quantos com acesso à Internet. Da mesma forma, eles analisam se o projeto tem como princípio a emancipação tecnológica dos usuários. Mesmo não tendo terminadas as visitas às escolas já é possível notar que no geral elas não possuem características inclusivas. Os projetos pecam em vários sentidos. Muitos não são abertos à comunidade, limitando seus públicos a alunos e professores. Apenas alguns deles visam o desenvolvimento da comunidade. Poucos possuem monitores para orientarem os usuários. Alguns não limitam o acesso a Internet apenas a sites de pesquisa, deixando livre o acesso a sites de relacionamento, como o Orkut, e a programas como o MSN Messenger. Além disso, nenhum deles utiliza software livre. Cabe salientar que o projeto desenvolvido na Escola Técnica Federal de Palmas, apesar de usar software proprietário, é o que mais se destaca dentre os visitados.